Mas porquê REST DAY?

Rest day…. mas isso não é justo!

Para aqueles viciados na alta intensidade que os wods do CrossFit oferecem, os Rest Days podem ser um dia de extremo tédio. O sentimento de que simplesmente você não vai poder sair com as pernas tremendo do Box é frustrante. É como se você estivesse perdendo algo que vai fazer de você um melhor atleta e, potencialmente, melhorar a sua velocidade ou força ou resistência. É o suficiente para que algumas pessoas entrem em pânico. Mas verdade seja dita, os Rest Days são uma parte fundamental do condicionamento físico. Um atleta vai tão longe quanto o seu corpo agüentar antes de exigir descanso. Variando a maneira que você descansa seu corpo tem tempo para se recuperar, mantendo sua mente à vontade. Aqui estão algumas considerações a respeito dos Rest Days.

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Consequências da não adoção de Rest Days.

A menos que você seja uma espécie alienígena (ou Rich Froning), seu corpo precisa de um descanso. Sessões de ‘espancamentos’ estruturados e organizados de CrossFit realmente quebram as fibras musculares em uma tentativa de construir-las mais fortes, mas se esse período de descanso não é posto em prática, a demanda começa a dificultar o desenvolvimento. Fadiga, perda de resistência e lesão constituem grandes preocupações quando um atleta é muito ativo em um nível intenso e exigente. O overtraining não só irá dificultar suas habilidades físicas, mas também ter um efeito negativo sobre o seu estado mental. Quando seu corpo não opera dentro de seus padrões normais suportáveis, a mente paga um preço também. Frustração, irritabilidade, falta de concentração se tornam recorrentes em casos de esgotamento físico e mental. Então faça um favor a todos e se presenteie com um dia de folga.

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Quando tomar dias de descanso.

Muitos coachs irão sugerir dias de descanso agendados a cada 4 dias. 3 dias on e 1 dia off, repita. Em nosso Box adotamos uma estratégia baseada em literatura científica, e prática de alguns anos trabalhando com treinamento físico no Brasil, e especificamente, aqui em Manaus. Por isso teremos alguns períodos de treinamento com dois Rest Days na semana e outros com apenas um. Sabemos que devido ao nosso dia a dia (assim mesmo sem hífen como a nova gramática permite! :)), nosso trabalho, a faculdade, a escola, o cursinho e o famigerado happy hour – que se extende pela madrugada e consome nosso precioso sono anabólico, geralmente acompanhado de doses cavalares de álcool – cooperam negativamente para o descanso merecido de nossa máquina, a entender: nosso corpo. Dessa forma limitamos o desenvolvimento pleno de nossas capacidades físicas. Assim é fundamental termos esse dia de sombra e água fresca, com o nosso calor egípcio de 45 graus à sombra, detalhe: com 95% de umidade do ar, que delícia.

Como passar dias de descanso.

Não há nenhum caminho certo para passar um dia de descanso. Se o sofá está chamando seu nome, alugue alguns filmes, prepare aquele saco de pipocas e desfrute da letargia. Você pode praticar aquele esporte que você tanto ama. Não, calma, não estou falando do crossfit! Mas, para facilitar a recuperação de seus músculos tensos e agilizar o processo de eliminação de resíduos metabólicos, pense em uma abordagem levemente ativa. Nós ofereceremos treinos de mobilidade, alongamento, liberação muscular e miofascial. Aproveite pra fazer uma visitinha na Fisio Gade, com Marcos nosso fisioterapeuta, na Mobility Area. Seus ganhos nos treinos e, principalmente, na sua saúde serão bem maiores!

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O vício em sua aptidão recém descoberta é inevitável. Mas apresentar algum bom senso e cautela para manter a saúde é o que você mais quer. Ultrapassar esse sinal vermelho pode fazer mais mal do que bem e vai sabotar sua missão de ser alguém mais forte, mais rápido, mais apto. Seu corpo dá tudo o que tem no WOD, nada mais justo que retornar esse favor aprendendo a abraçar seus dias de descanso, independentemente de quando e como você vai gastá-los.

Bruno Bandeira

Adaptado de theboxmagazine.com
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